segunda-feira, novembro 28, 2005
Foi fraco, muito fraco mesmo este jogo. O relvado também não ajudou nada, mas como se costuma dizer, tava igual para os dois. No meio de tamanha pobreza, safou-se a vitória e os 3 pontos importantissimos, que nos colocam novamente na frente do campeonato, antes da recepção aos lagartos do sporting. É o terceiro triunfo fora de casa por 1-0 (Nacional e Paços). Vitórias magras mas importantes. Afinal de contas os campeões também se fazem de jogos assim.
Nota para o árbitro que foi amigo ao não marcar um penalty clarissimo de César Peixoto sobre Carlitos.
Venham daí os lagartos!!!
Melhor em campo - Lucho
FORÇA PORTO
para sempre dragão
domingo, novembro 27, 2005
Oposição no F.C.Porto
Alexandra Tavares-Teles, entrevista retirada da revista “Sábado” 25-11-2005.
Alexandra Tavares-Teles – Mantém a intenção de impugnar as contas do FC Porto?
Alexandre Magalhães – O pedido de impugnação vai dar entrada no tribunal dentro do prazo legal.
ATT – Porque é que o faz?
AM – Primeiro, as contas da SAD, aprovadas por maioria, contêm informação deficiente sobre o pagamento de comissões por transferências de atletas, quer nas vendas quer nas compras. Depois, as contas referem a existência de gratificações aos administradores, calculadas com base nos lucros. São gratificações ilegais porque há prejuízos de anos anteriores ainda por cobrir.
ATT – Foram pagas comissões na venda de jogadores?
AM – Na assembleia geral (AG) perguntei se tinham sido pagas comissões, de que valor, a quem e em que rubrica estavam mencionadas. Ninguém me respondeu á questão, o que é espantoso. Mais tarde, na cópia da acta que solicitei, admite-se o pagamento de comissões por jogadores comprados, Como ninguém avançou uma razão válida para tal acto de gestão, só posso dizer que se trata de uma autêntica loucura. É inaceitável que essas comissões tenham sido pagas.
ATT – Porque é que lhe esconderam essa informação?
AM - Respondo com uma pergunta: Será que a revelação dos nomes das pessoas ou das empresas a quem se pagaram as comissões por jogadores comprados ajudaria a perceber muita coisa no futebol?
ATT – O que quer dizer com isso?
AM – É uma dúvida legítima. Para evitar especulações públicas sobre quem serão essas pessoas ou empresas teria sido bom que me tivessem dado explicações. E tenho direito a elas, como accionista.
ATT – Quanto foi pago em comissões ?
AM – Na época 2004/2005 entraram 16 ou 17 jogadores e saíram oito. Em 2005/2006 entraram 10 jogadores e saíram 12. A pagaram-se comissões, estamos a falar de milhões de euros. De resto, se não tivesse sido assim, o passivo teria sido substancialmente reduzido.
ATT - Quanto rendeu Mourinho ao FC Porto?
AM – Na AG, perguntei duas vezes que valor foi pago em comissões por vendas, a quem e em que alínea estava essa informação. Não obtive resposta. Mais uma vez, na cópia da acta da AG está claro que foram pagas comissões por jogadores comprados. Que os sócios e os accionistas tirem as conclusões.
ATT – As transferências foram feitas através do empresário Jorge Mendes…
AM – Foram? Não sei. Não obtive respostas.
ATT – Os treinadores Del Neri, Fernandez e Couceiro foram indemnizados quando foram despedidos?
AM – Os sócios do FC Porto devem recordar-se do que se andou a dizer: Que nada foi pago a esses treinadores pelas rescisões. Fiz a pergunta na AG. Foi-me dito que a Couceiro nada foi pago, mas que os dois primeiros receberam juntos, 5,3 milhões de euros. Por que razão se diz então que não se pagou se, afinal se pagou? A quem incomoda a transparência? E será esta verba razoável? Será boa gestão? Esta verba representa mais do que o orçamento de muitas SAD do futebol português.
ATT – Afirmou em comunicado que os administradores da SAD receberam cerca de 32.931 euros mensais. Como chegou a este número?
AM – O relatório e Contas refere 1.844.110 euros para quatro administradores executivos, o que dá uma média de 32.931 euros para cada um, em 14 meses, somando gratificações…
ATT – E como é estabeleceu o ordenado do presidente em cerca de 53 mil euros por mês?
AM – Não é possível conhecer com certeza a remuneração do presidente porque a SAD não específica as remunerações de cada administrador, fugindo a uma recomendação da CMVM. Mas, como o relatório diz que a percentagem sobre os lucros é de 2% para o presidente e de 1% para os vogais, se os ordenados tiverem a mesma proporção, deduz-se que, do valor total, o clube pagou ao presidente 52.689 euros por mês e a cada um dos vogais metade desse valor. No caso das gratificações, o que existe é uma ilegalidade. O lucro de 24 milhões de euros em 2003/2004 sucedeu a três anos de prejuízo, num total acumulado de 53 milhões de prejuízo. Foi com base naquele lucro que foram atribuídas gratificações de 618 mil euros e aumentados todos os ordenados dos administradores em 89% (de 647 mil euros passaram para 1 milhão e 226 mil euros).
ATT – Como adepto, que comentário faz ás últimas épocas do FC Porto?
AM – Em 2004/2005 entraram 16 ou 17 jogadores e saíram oito. Depois compraram mais 10 jogadores. O FC Porto parece um entreposto.
ATT – E do actual momento da equipa?
AM – E cedo para falar.
ATT – A situação de Jorge Costa incomoda-o?
AM – Não conheço em pormenor a situação de Jorge Costa. É um atleta do FC Porto que admiro e respeito. Bem gostaria que atletas como ele e Fernando Gomes fossem reconhecidos por esta direcção. Mereciam-no, atendendo ao prestígio e dedicação ao clube.
ATT – É difícil confrontar as políticas de Pinto da Costa nas assembleias gerais?
AM – Intervim na AG na condição de accionista e por isso as minhas perguntas deviam merecer uma resposta. Nas AG do clube sempre fui acolhido com correcção por todos os sócios, por saberem que servi o FC Porto como atleta, sócio e dirigente, sempre desinteressadamente.
ATT – Vai candidatar-se à presidência do FC Porto?
AM – O FC Porto tem muitos sócios de grande craveira profissional e com grande amor ao clube que, se quisessem, poderiam continuar a servir o FC Porto. A nomeação seja de quem for pertence aos sócios porque o clube é deles e de mais ninguém. O importante é que os portistas se sintam honrados com os seus dirigentes. Vi muitos darem muito sem pedirem nada. Agora vejo gratificações indevidas.
ATT – Tinha uma grande amizade com Pinto da Costa. A ruptura é definitiva?
AM – É definitiva.
ATT – Nunca falou sobre os motivos…
AM – E espero nunca ser obrigado a fazê-lo.
ATT – Sei que reatou com o filho de Pinto da Costa, Alexandre, seu afilhado…
AM – Vejo-o de vez em quando e falamos regularmente. Assim como tenho uma boa relação com a sua mãe.
ATT – Filomena Pinto da Costa referiu recentemente que o ex-marido tem “excesso de liquidez”.
AM – não comento a situação pessoal de ninguém e muito menos publicamente.
ATT – Foi surpreendido pela operação Apito Dourado?
AM – Não posso dizer que não foi uma surpresa. Mas é estranho verificar que muitos dirigentes não gostam de ver os seus actos aclarados.
FORÇA PORTO
para sempre dragão
sexta-feira, novembro 25, 2005
Co até 2008. Será?
"O FC Porto prolongou o contrato com o treinador holandês por mais um ano, accionando a opção que já estava prevista no contrato original. Um voto de confiança que sai a público num momento de alguma contestação ao técnico que, desta forma, fica ligado ao clube até 2008"
in O Jogo
O nosso presidente não deve ter aprendido com os casos mais recentes e vai daí renova em mais um ano o contrato de Adriaanse para desta forma aumentar o valor a pagar pela rescisão de contrato que mais mês menos mês poderá (e deverá) acontecer.
A pergunta que se coloca é a seguinte: o que fez Adriaanse até ao momento para merecer a renovação de contrato? Fica a dúvida...
FORÇA PORTO
para sempre dragão
quarta-feira, novembro 23, 2005
F.C.Porto 1 - 1 Glasgow Rangers
Estádio do Dragão
39.439 espectadores
Contra um adversário que mais parecia vindo da segunda divisão portuguesa, o F.C.Porto hipotecou grande parte das hipoteses que tinha de passar à fase seguinte da Champions. O Rangers mais parecia a instituição, a jogar com 4 centrais, 2 laterais e 2 trincos. Estiveram todos metidos lá atrás e assim é muito mais complicado. Mesmo assim o Porto fez uma primeira parte a um nível razoavél, não conseguindo contudo criar ocasiões claras de golo.
No 2º tempo Adriaanse, arriscou muito lançando Hugo Almeida no lugar de Pedro Emanuel. Contudo, vendo bem as coisas, Co fez bem pois 2 centrais para nenhum avançado escocês era muita coisa. Após o golo, inexplicavelmente, começamos a perder o controlo da partida. A posse de bola, que deveria ser a nossa arma para segurar e aumentar o resultado, começou a desaparecer e o Rangers, no 1º e único remate á baliza fez golo. Injustiça??? Muita. Mas no futebol é mesmo assim, já todos o deviamos saber.
Agora resta vencer na Eslováquia e esperar que o Inter vença em Glasgow.
Neste momento a minha dúvida é saber se seria melhor continuar na Champions ou ser "encaminhado" para a Uefa. Tendo em conta a equipa que temos, parece-me mais plausivel e com maior probabilidade de obter bons resultados, seguindo para a Uefa. No entanto chegar aos oitavos de final da Champions é sempre prestigiante.
FORÇA PORTO
para sempre dragão
terça-feira, novembro 22, 2005
O melhor do Mundo parte II
http://video.google.com/videoplay?docid=-1483670761495213547&q=ronaldinho
FORÇA PORTO
para sempre dragão
FORÇA PORTO
para sempre dragão
Censura
As imagens, toda a gente que assistiu ao jogo viu. Mas quem não viu a partida, ainda deve andar a perguntar "afinal o que foi que ele fez?" porque a imprensa tem censurado ao máximo esta situação. A excepção, e para minha surpresa, foi a TVI que falou da situação, ainda que fugazmente e emitiu as declarações do mecânico Beiga sobre o assunto. No entanto, quer-me parecer que se a cor da camisola fosse de outra cor e de preferência com listas verticais, a situação seria muito mais empolada.
Mas o que mais me choca nisto tudo nem é a comunicação social branquear o caso, pois isso já era de esperar, mas sim a atitude, ou a falta dela, do Sp. Braga. Época passada, após insinuações semelhantes do Petit Enfant, relativamente aos jogadores do Rio Ave, Carlos Brito saiu logo em defesa dos seus jogadores, acabando o jogador-boxeur por pedir desculpas. Neste caso o que se vê? Nada. Será que Jesualdo Ferreira prefere não ver a menina Gomes castigada do que defender os seus jogadores que tão brilhantemente venceram o clube satélite?
FORÇA PORTO
para sempre dragão
Uiiii que medo!!!
Quatro centrais, 2 laterais, 2 trincos e apenas 2 avançados??? Contra o poderosissimo Lille??? Que grande personalidade tem o treinador Donald. Borra-se todo só de ter o Lille pela frente.
FORÇA PORTO
para sempre dragão
domingo, novembro 20, 2005
sábado, novembro 19, 2005
F.C.Porto 5 - 1 Académica
Estádio do Dragão
30.108 espectadores
Finalmente uma goleada. O futebol de ataque, espectacular e os golos que Adriaanse prometera, apareceram todos hoje no Dragão. Uma exibição muito boa de toda a equipa. A defesa esteve muito segura durante toda a partida e do meio campo para a frente só foi preciso pôr em prática as qualidades dos intervenientes, porque que ela existe, ninguém dúvida.
A primeira meia hora foi do melhor que já vi o Porto fazer esta época. Sem deixar a Académica respirar e jogando um futebol apoiado e ofensivo, o Porto conseguiu 2 golos nos primeiros 20 minutos. Nos ultimos 25 minutos de jogo o caudal ofensivo voltou a aparecer e mais 3 golos surgiram, sendo que o de Peixoto na realidade não chegou a entrar. Houve momentos de real futebol de ataque, que entusiasmaram todo o público presente no Dragão. Sexy Footbal como diria Gullit.
Melhor jogador em campo : Paulo Assunção
Positivo:
Lisandro - fez dupa na frente de ataque com Hugo Almeida e bisou na partida; demonstrou qualidades suficientes para ser uma excelente alternativa ao lugar de ponta de lança;
Quaresma - está em excelente momento de forma; agora além de atacar e brincar com a bola como já todos o conheciam, também defende, mérito claro do treinador;
Paulo Assunção - é cada vez mais fundamental na equipa; arrisca-se a tornar mesmo imprescindível neste 11 de Adriaanse, pois inúmeras são as recuperações de bola que consegue e o apoio que dá à defesa é cada vez mais sinónimo de segurança e de estabilidade;
Notas:
O burro do José Bosingwa, pela primeira vez na sua carreira fez um cruzamento perfeito. Resultado: golo de Lisandro. A Gazzetta dello Sport é que parece que tem razão...
Benni pelo 2º jogo seguido não sai do banco de suplentes. Cá se fazem, cá se pagam...
Adriaanse no flash interview, quando questionado sobre as "contratações" Diogo Valente e Zé Castro, respondeu que ainda não era altura para falar disso. Com esta resposta, parece-me evidente que ambos serão jogadores do Porto. Diogo Valente ao que parece apenas na próxima época. Já Zé Castro é ainda desconhecido quando virá para o Dragão.
FORÇA PORTO
para sempre dragão
sexta-feira, novembro 18, 2005
Pedro Emanuel e... Jorge Costa
A questão era bem clara e os leitores do Força Porto também o foram.
Segundo a votação que decorreu nos ultimos dias, o companheiro de Pedro Emanuel no centro da defesa deverá ser Jorge Costa. O "capitão" recolheu 73% dos votos.
Aqui ficam os resultados:
Jorge Costa 73%
Pepe 19%
Ricardo Costa 8%
Bruno Alves 0%
Parece que a 5ª opção de Co para o centro da defesa, ainda dá muitas garantias segundo os portistas. Já Bruno Alves, aos olhos dos adeptos do Porto, parece ter perdido todo o crédito.
Uma nova votação está já a decorrer.
Participem.
FORÇA PORTO
para sempre dragão
quarta-feira, novembro 16, 2005
Estádio do Dragão - 2 anos
"Não mudaria nada"; "Não vejo motivos para mudar o que quer que seja"
Manuel Salgado arquitecto
Mas mudava eu. Experimenta em dia de chuva ir ver um jogo do Porto para uma das superiores. Mudas logo de opinião. Por tua causa, e de quem te deu ouvidos, este ano já apanhei duas molhas à moda antiga, num estádio moderno, multifuncional e que se pretendia cómodo. 125 milhões de € gastos e não se lembraram de tapar os topos? Esqueceram-se que há pessoas que se sentam naquelas bancadas? Dasse....
FORÇA PORTO
para sempre dragão
segunda-feira, novembro 14, 2005
JORGE COSTA SEMPRE!!!
Em solidariedade por tudo aquilo que se está a passar, e que certas pessoas do nosso clube estão a fazer ao maior símbolo do Futebol Clube do Porto em actividade, lanço um apelo. No próximo sábado no Estádio do Dragão no jogo contra a Académica, vamos todos gritar bem alto o nome do nosso capitão. 99% dos adeptos do Porto querem que Jorge Costa continue e que termine a sua gloriosa carreira ao serviço do seu clube do coração e pelo qual tudo deixou em campo. Não vamos deixar que esse mísero 1%, que tem uma costela holandesa, deixe ir embora o Bicho, aquele por quem todos os portistas e adversários têm imenso respeito.
Jorge Costa depois da passagem por Inglaterra, a que foi obrigado, disse numa entrevista ao jornal O Jogo, que preferia ter lesionado os 2 joelhos a ter que sair do seu clube. ISTO É AMOR AO CLUBE. Por tudo o que fez e que ainda pode fazer, vamos todos sábado, no Dragão, gritar bem alto o nome do nosso CAPITÃO: JORGE COSTA OLÉ; JORGE COSTA OLÉ.
FORÇA PORTO
para sempre dragão
sábado, novembro 12, 2005
Li bem???
O portista José Bosingwa foi considerado esta semana pela Gazzetta dello Sport melhor lateral direito...do globo, já que, desta feita, o onze da semana daquele prestigiado diário desportivo integra também um jogador argentino, Tevez, do Corinthians.
O onze escolhido pelos jornalista da Gazzetta dello Sport tem a seguinte formação...de luxo: Casillas (Real Madrid); Bosingwa (F.C.Porto), Carragher (Liverpool), Cris (Lyon) e Tarnat (Hannover); Emre (Newcastle), Alan Smith (Man. Utd) e Ronaldinho (Barcelona); Henry (Arsenal), Pizarro (Bayern Munique) e Tevez (Corinthians).
in ojogo.pt
FORÇA PORTO
para sempre dragão
O onze escolhido pelos jornalista da Gazzetta dello Sport tem a seguinte formação...de luxo: Casillas (Real Madrid); Bosingwa (F.C.Porto), Carragher (Liverpool), Cris (Lyon) e Tarnat (Hannover); Emre (Newcastle), Alan Smith (Man. Utd) e Ronaldinho (Barcelona); Henry (Arsenal), Pizarro (Bayern Munique) e Tevez (Corinthians).
in ojogo.pt
FORÇA PORTO
para sempre dragão
4 dias de folga
A época começou em Agosto, mas de então para cá o plantel do F.C.Porto ja gozou uns incriveis 21 dias de folga. Esta semana Adriaanse concedeu mais 4 dias aos jogadores. Em pouco mais de 3 meses os jogadores do Porto já tiveram tantos dias de folga como o comum dos portugueses tem de férias durante um ano civil. Parece-me justo pelo que têm feito...
FORÇA PORTO
para sempre dragão
Foste...mas não és mais!!!
Confesso que quando naquela manhã me deparei com esta 1ª página fiquei chocado. Não sabia bem como reagir. Se revolta por um dos maiores símbolos do Futebol Clube do Porto, em tempos ter sido lampião, ou se alegria por saber que Vítor Baía tinha conseguido se libertar da doença que parece que afecta 6 milhões.
No entanto acho desnecessário vir agora quase no final da carreira fazer esta revelação. Poderá criar alguns anti-corpos na massa associativa do Porto. Por outro lado, não há dúvida que é um golpe de génio em termos de marketing. O livro já não interessa só aos portistas...
Pena é jogadores como Nuno Gomes, Simão Sabrosa, Hugo Viana, Pauleta, Sá Pinto, João Pinto, etc, não revelarem também eles qual o clube pelo qual torciam quando eram miudos.
FORÇA PORTO
para sempre dragão
Ausência
Devido a problemas com a Netcabo estive 4 dias de folga forçada.
Vou aproveitar agora para comentar assuntos, que foram vários, que se passaram nestes dias e que merecem uma pequena atenção da minha parte.
FORÇA PORTO
para sempre dragão
segunda-feira, novembro 07, 2005
Será???
"Estamos satisfeitos. Foi uma belíssima aposta."
Pinto da Costa sobre Co Adriaanse
A ver vamos...
FORÇA PORTO
para sempre dragão
domingo, novembro 06, 2005
Paços Ferreira 0 - 1 F.C.Porto
Num jogo que se previa complicado, o F.C.Porto safou-se bem.
Uma entrada em jogo muito forte do Porto, com os primeiros 20 minutos a serem determinantes no resultado da partida. O golo de Quaresma surgiu aos 12 minutos na sequência de uma das melhores jogadas da partida. O Porto teve sempre a partida controlada mas durante a primeira parte não teria mais ocasiões de golo. No 2º tempo, jogando mais na expectativa, o F.C.Porto em alguns lances de ataque rápido soube criar mais perigo, sendo um desses lances concretizado por Hugo Almeida. No entanto a equipa de arbitragem fez o favor de anular o golo limpo. Seria o 2-0 na altura. Até final destaque para os momentos de puro entretenimento que Quaresma prestou aos adeptos que se deslocaram à Mata Real.
A vitória final por 1-0 é justissima, pecando o resultado por escasso. O 2-0 seria mais demonstrativo do que se passou em campo.
Melhor jogador em campo: Ricardo Quaresma
Positivo:
Ibson - excelente regresso à equipa; jogou de forma prática não complicando e sabendo apoiar o ataque e a defesa; excelente visão no lance do golo de Quaresma;
Paulo Assunção - autêntico tampão de meio campo; é um excelente recuperador de bolas e fez muito bem as compensações aos colegas da defesa;
Ricardo Quaresma - pura magia; no 100º jogo na Liga Portuguesa, o Harry Potter fez uma exibição fantástica com momentos de pura magia; o remate para o golo é perfeito e depois brindou-nos com lances de génio e de levantar plateias; para além disso está cada vez mais um jogador completo; não são raras as vezes em que o vemos a apoiar a defesa;
Negativo:
Jorginho - finalmente no banco; nos 15 minutos que esteve em campo acho que não tocou na bola;
Benni - já nem suplente utilizado é; para quem se julgava importante deve estar a custar; ou se calhar não...
Notas:
Estamos a atravessar a fase em que ou não ganhamos ou então vencemos por 1-0. Está claro que é preferivel vencer por 1-0 do que perder por 3-2 ou 2-1, mas para quem tanto apregoou o futebol de ataque não deixa de ser irónico. Por outro lado, nos ultimos 3 jogos da Liga não sofremos nenhum golo. O quarteto Bosingwa-Pepe-P. Emanuel-Cech/Peixoto parece estar a render. Agora que aparentemente temos uma maior consistência defensiva há que começar a aperfeiçoar os mecanismos atacantes para deixarmos de ter que sofrer até ao fim dos jogos com resultados de 1-0.
Estamos a 2 pontos do Braga e com 3 de avanço sobre os mouros. Na próxima jornada há um Braga - benfica. Partindo do pressuposto que vencemos o nosso jogo em casa, até dava jeito que os mouros vencessem para passarmos para a frente do campeonato. Mas.... Naahhhh. Não me importo de ter que esperar mais uma ou duas semanas. Ver o recreativo da luz perder é sempre um prazer.
FORÇA PORTO
para sempre dragão
sábado, novembro 05, 2005
sexta-feira, novembro 04, 2005
Vai tomar no cú...
Olha lá oh brazuca de merda, quem pensas tu que és para falares de nós como falas? O clube do Porto dizes tu. O clube lá do Porto tem nome e chama-se Futebol Clube do Porto. Ouviste brazuca de merda. FUTEBOL CLUBE DO PORTO. Deves ter um grande complexo de inferioridade em relação a nós para nos tratares assim.
Vai tomar no cú vai... Fala com os teus compatriotas Rochemback e Liedson que eles ensinam-te.
FORÇA PORTO
para sempre dragão
Birras, falta de respeito, arrogância, falta de humildade
Quaresma, Postiga, Jorge Costa, Benni, Raul Meireles, Ibson e Diego são jogadores do nosso clube com quem o nosso treinador, por prazer ou por não ter mais nada para fazer, comprou umas birras. A nova parece ser com Cech. Inexplicavelmente está fora da lista de convocados para o jogo com o Paços de Ferreira, tal como Diego.
Sinceramente começo a ficar farto deste holandês. É que se não é pelos resultados e fracas exibições, então é por atitudes arrogantes, desrespeituosas para com os sócios e de uma tremenda falta de humildade.
No meu comentário ao jogo com o Inter referi o clamoroso falhanço de Raul Meireles no lance do 2º golo dos italianos. Mas aquilo que eu escrevi e que certamente muitos outros adeptos também repararam e comentaram, não pode nunca ser dito por Co Adriaanse na conferência de imprensa após o jogo, culpando quase o jogador pela derrota, procurando assim, mais uma vez desresponsabilizar-se. Com o Artmedia tinham sido os passes falhados de Ibson e os erros defensivos de Ricardo Costa. Com o Marco foram Ibson e Diego "que não fizeram nada". Agora decidiu publicamente culpar Raul Meireles. Isto não se faz nunca. O treinador tem que defender e proteger o seu plantel e não pô-lo à mercê das criticas dos media e sócios. O melhor treinador do Mundo, José Mourinho, é um acérrimo defensor dos seus jogadores. Por eles arranja conflitos, entra em guerras. Em recompensa, os jogadores por ele dão tudo em campo. Agora digam-me que animo e motivação terão jogadores que são criticados publicamente pelo seu treinador? Adriaanse está a cavar a sua sepultura. Comprar guerras com os jogadores que tem à sua disposição no plantel não me parece definitivamente a melhor saída. Vamos na 9ª jornada e já quase um terço do plantel sofreu na pele a força do ditador Co. Será que até ao Natal algum jogador vai ficar imune?
Outro assunto que me tem incomodado é o caso Postiga. Não sou grande admirador do Hélder Postiga, mas estando em condições fisicas tem que ser uma opção válida para o treinador. Tal como eu, milhares de sócios do Porto não andam a pagar as suas quotas, para a administração da Sad pagar salários chorudos aos jogadores, que por sua vez ou não jogam ou são desviados para a equipa B somente por birrices de criança do treinador. Para Postiga estar a treinar com a equipa secundária do Porto é porque algo se passou. E nesse caso o mínimo que o técnico tem a fazer é explicar publicamente o que foi que aconteceu para todos os sócios, e já agora também os accionistas, saberem o que se passa e ficarem esclarecidos. As respostas que tem dado sobre este caso são inadmissíveis e de uma falta de respeito tremenda para com os sócios.
Foda-se, o Fernandez era um poeta que ia para as conferências de imprensa filosofar e divagar, não tinha pulso no plantel. Mas foda-se o gajo era um verdadeiro gentleman, respeitando sempre os sócios do Porto e até os adversários. O mínimo que Co tem que fazer é também respeitar quem contribui para que ao fim do mês lhe paguem.
Foda-se, tá dito...
FORÇA PORTO
para sempre dragão
quinta-feira, novembro 03, 2005
Desilusão
"Não me esqueci dos primeiros elogios a Co Adriaanse. Disse sempre que era cedo e tal, mas de facto elogiei-lhe a mão firme com um jogador que nunca soube ser de equipa (Leo Lima). Sim, também previ o pior quando copiou Scolari (substitua-se Baía por Jorge Costa e a situação é igual: não jogam e ninguém verdadeiramente explica porquê). Mas, sim outra vez, deixei-me entusiasmar pelo bom futebol do F.C. Porto nas primeiras impressões.
Acho que dentro de cada um de nós, os que gostamos de futebol, existe um crente. Alguém que acredita que um dia o futebol voltará a ter mais avançados do que defesas, mais bola do que músculo, mais pernas do que cabeça. E os mais recordados serão os que mais perto chegarem do sol, não os que simplesmente vencerem.
No meu entender, o problema de Co Adriaanse não é aquele que pareceu logo óbvio aos menos crentes, mal o F.C. Porto perdeu de forma ridícula em Glasgow: esse um dia não nasceria na Invicta, ainda por cima uma cidade dada a nevoeiros.
O problema, acho eu neste momento, é que Co Adriaanse deixou de ser fiel àquilo em que parecia acreditar. Hoje o F.C. Porto não joga o prometido futebol fantástico, não se sabe quem são os médios, qual a defesa ou os extremos. Nem sequer sobre o número de pontas-de-lança há certezas. E se o treinador (ou alguém por ele) começou a ter dúvidas, que dizer ao plantel?
Os jogadores entram e saem do «onze» a uma velocidade superior à da época passada e aquilo que parecia disciplina começa, assim visto de longe, a assemelhar-se a um antiquado livro de regras de mestre-escola. Ainda por cima escrito numa língua que é tramada de entender.
Depois, a equipa foi a Milão fazer exactamente a figura da época passada. Mesmo com um momento de génio do seu lado. O Co de outras semanas, o grande Co, teria metido logo McCarthy, para esmagar o Inter, uma desprezível equipa italiana. Ah, ele dar-lhes-ia uma lição que o futebol não esqueceria. Este Adriaanse foi-se encolhendo no banco e se Jorge Costa lá estivesse, naquela noite teria jogado. Nem que fosse a avançado.
Portanto, senhor Co Adriaanse, o ponto da situação é este: estou desiludido. O que seguramente é indiferente para si, mas pode começar a ser grave se na equipa que treina houver uma dúzia neste estado.
Os próximos jogos dirão. Mas para já os cépticos estão a levar a melhor. O tal dia ainda não nasceu"
Acho que dentro de cada um de nós, os que gostamos de futebol, existe um crente. Alguém que acredita que um dia o futebol voltará a ter mais avançados do que defesas, mais bola do que músculo, mais pernas do que cabeça. E os mais recordados serão os que mais perto chegarem do sol, não os que simplesmente vencerem.
No meu entender, o problema de Co Adriaanse não é aquele que pareceu logo óbvio aos menos crentes, mal o F.C. Porto perdeu de forma ridícula em Glasgow: esse um dia não nasceria na Invicta, ainda por cima uma cidade dada a nevoeiros.
O problema, acho eu neste momento, é que Co Adriaanse deixou de ser fiel àquilo em que parecia acreditar. Hoje o F.C. Porto não joga o prometido futebol fantástico, não se sabe quem são os médios, qual a defesa ou os extremos. Nem sequer sobre o número de pontas-de-lança há certezas. E se o treinador (ou alguém por ele) começou a ter dúvidas, que dizer ao plantel?
Os jogadores entram e saem do «onze» a uma velocidade superior à da época passada e aquilo que parecia disciplina começa, assim visto de longe, a assemelhar-se a um antiquado livro de regras de mestre-escola. Ainda por cima escrito numa língua que é tramada de entender.
Depois, a equipa foi a Milão fazer exactamente a figura da época passada. Mesmo com um momento de génio do seu lado. O Co de outras semanas, o grande Co, teria metido logo McCarthy, para esmagar o Inter, uma desprezível equipa italiana. Ah, ele dar-lhes-ia uma lição que o futebol não esqueceria. Este Adriaanse foi-se encolhendo no banco e se Jorge Costa lá estivesse, naquela noite teria jogado. Nem que fosse a avançado.
Portanto, senhor Co Adriaanse, o ponto da situação é este: estou desiludido. O que seguramente é indiferente para si, mas pode começar a ser grave se na equipa que treina houver uma dúzia neste estado.
Os próximos jogos dirão. Mas para já os cépticos estão a levar a melhor. O tal dia ainda não nasceu"
Luis Sobral in maisfutebol.iol.pt
Eh pá, este comentário serve para exprimir aquilo que em grande parte também eu sinto.
FORÇA PORTO
para sempre dragão
terça-feira, novembro 01, 2005
Inter 2 - 1 F.C.Porto
No deserto de San Siro em Milão, o Porto consentiu a 3ª derrota nesta campanha da Liga dos Campeões. No entanto esta foi a 1ª merecida.
O F.C.Porto através de um golaço de Hugo Almeida colocou-se na frente do marcador e até ao intervalo ainda soube controlar relativamente bem a pressão do Inter. No entanto na 2ª parte, apareceu em acção um Co Adriaanse com uma faceta desconhecida dos portugueses e dos portistas em particular. O Adriaanse medroso. A troca de Alan por Raul Meireles ainda se consegue compreender, agora a inclusão de Bruno Alves por troca com Paulo Assunção a faltar ainda cerca de meia hora para jogar, pareceu-me muito precipitada. Tanto se falou do medroso Donald em Manchester e afinal ao nosso também lhe dá desses ataques!!!
Pedro Emanuel fez uma exibição quase perfeita. Quase, e não perfeita, porque esteve nos 2 golos. No 1º a cometer falta para penalty e no 2º porque se deixou antecipar por Cruz. Baía esteve em grande, parando aquilo que era possível e uma bola que parecia impossível lá chegar. O que ainda agora me está a intrigar é o que é que Raul Meireles queria fazer no lance do 2º golo!!! Se a bola vai a meia altura, abaixo da cintura, o que foi lá ele fazer com o peito? Não terá pernas para mexer e pés para pontapear a bola???
A sorte é que tudo continua em aberto e dependemos de nós, digo eu. Nos 2 jogos entre Artmedia e Glasgow Rangers, tudo aconteceu de feição ao Porto. Empataram. Agora os nossos jogadores só têm que fazer aquilo que lhes é devido. Vencer os 2 jogos que faltam.
FORÇA PORTO
para sempre dragão