Força Porto

Allez Porto allez; nós somos a tua voz; queremos esta vitória; conquista-a por nós

quinta-feira, novembro 03, 2005

Desilusão

"Não me esqueci dos primeiros elogios a Co Adriaanse. Disse sempre que era cedo e tal, mas de facto elogiei-lhe a mão firme com um jogador que nunca soube ser de equipa (Leo Lima). Sim, também previ o pior quando copiou Scolari (substitua-se Baía por Jorge Costa e a situação é igual: não jogam e ninguém verdadeiramente explica porquê). Mas, sim outra vez, deixei-me entusiasmar pelo bom futebol do F.C. Porto nas primeiras impressões.
Acho que dentro de cada um de nós, os que gostamos de futebol, existe um crente. Alguém que acredita que um dia o futebol voltará a ter mais avançados do que defesas, mais bola do que músculo, mais pernas do que cabeça. E os mais recordados serão os que mais perto chegarem do sol, não os que simplesmente vencerem.
No meu entender, o problema de Co Adriaanse não é aquele que pareceu logo óbvio aos menos crentes, mal o F.C. Porto perdeu de forma ridícula em Glasgow: esse um dia não nasceria na Invicta, ainda por cima uma cidade dada a nevoeiros.
O problema, acho eu neste momento, é que Co Adriaanse deixou de ser fiel àquilo em que parecia acreditar. Hoje o F.C. Porto não joga o prometido futebol fantástico, não se sabe quem são os médios, qual a defesa ou os extremos. Nem sequer sobre o número de pontas-de-lança há certezas. E se o treinador (ou alguém por ele) começou a ter dúvidas, que dizer ao plantel?
Os jogadores entram e saem do «onze» a uma velocidade superior à da época passada e aquilo que parecia disciplina começa, assim visto de longe, a assemelhar-se a um antiquado livro de regras de mestre-escola. Ainda por cima escrito numa língua que é tramada de entender.
Depois, a equipa foi a Milão fazer exactamente a figura da época passada. Mesmo com um momento de génio do seu lado. O Co de outras semanas, o grande Co, teria metido logo McCarthy, para esmagar o Inter, uma desprezível equipa italiana. Ah, ele dar-lhes-ia uma lição que o futebol não esqueceria. Este Adriaanse foi-se encolhendo no banco e se Jorge Costa lá estivesse, naquela noite teria jogado. Nem que fosse a avançado.
Portanto, senhor Co Adriaanse, o ponto da situação é este: estou desiludido. O que seguramente é indiferente para si, mas pode começar a ser grave se na equipa que treina houver uma dúzia neste estado.
Os próximos jogos dirão. Mas para já os cépticos estão a levar a melhor. O tal dia ainda não nasceu"
Luis Sobral in maisfutebol.iol.pt
Eh pá, este comentário serve para exprimir aquilo que em grande parte também eu sinto.
FORÇA PORTO
para sempre dragão

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nem mais...Luis Sobral traduz muito bem o sentimento dos portistas, digo eu...

Infelizmente este Co não é treinador para nós...ele demora uma eternidade a ver os problemas na equipa, quando nós os adeptos que vamos ao estádio já os vimos à muito...

Há qt tempo é q nós já vimos a má forma do Jorginho? Mais dia menos dia ele acabará por ver isso mas...tanto tempo!?

Há qt tempo é q nós pedimos o Diego no lugar do JOrginho? Mais dia menos dia ele acabará por ver isso mas...tanto tempo!?

Há qt tempo nós diziamos q a defesa era má...o plantel precisa de um bom def. central...os laterais eram fracos....etc..etc...etc.Mais dia menos dia ele acabará por ver isso mas...tanto tempo!?


Há qt tempo nós sabiamos q o Quaresma era o nosso melhor jogador...o nosso abono de familia? Ele acabou por ver isso mas...tanto tempo!?

04 novembro, 2005 10:32  
Blogger Roberto Iza Valdés said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

04 novembro, 2005 10:48  
Blogger JFFR said...

Também 'tou assim... :(

04 novembro, 2005 16:56  

Enviar um comentário

<< Home