Força Porto

Allez Porto allez; nós somos a tua voz; queremos esta vitória; conquista-a por nós

quarta-feira, outubro 05, 2005

Anderson - o melhor do mundo aos 17 anos

P Sente que algum dia se pode tornar no melhor jogador do Mundo?
Anderson Penso que esse é o desejo de todos os jogadores. Para já tenho procurado subir passo a passo na minha carreira; já cheguei à selecção e sou muito acarinhado no Grémio. É um bom começo. Mas é lógico que quero ser o melhor jogador do Mundo, mas sei que ainda tenho de ultrapassar muitas etapas até lá chegar. Mas queria ser conhecido mundialmente para tentar ajudar os mais desfavorecidos, como acontece, por exemplo, com o Ronaldinho. Ele consegue fazer sonhar muitas crianças, tornar muitas pessoas felizes com o seu trabalho, e isso é que realmente me encanta.
P No entanto, qual é a posição em campo que se sente mais à vontade?
Anderson Gosto mais de jogar solto no ataque. Solto, mas atento à marcação... Hoje em dia, um jogador que não marca não tem muitas hipóteses. Gosto mais de jogar atrás do ponta-de-lança, a cair nas alas, a procurar espaços, a tentar furar a defesa adversária com as minhas arrancadas.
P O treinador do FC Porto também não gosta muito de jogadores com cabelos muito excêntricos...
Anderson Cada treinador tem a sua opinião. Sinceramente, não acredito que isso atrapalhe um jogador em campo, mas se ele me pedir para tirar as tranças ou cortar o cabelo eu faço-o sem problemas. Ele é que é o chefe e nós temos de aceitar as suas normas. Para além disso, não me faz grande diferença, até porque não é o cabelo que joga futebol.
P O que lhe dá mais prazer no futebol?
Anderson É a alegria dos adeptos. Ouvi-los a cantar, a puxar pela equipa, por nós... Todo o jogador do futebol tem a possibilidade de fazer as pessoas sorrir, e isso é fantástico. É uma sensação incrível, porque sentimos que podemos melhorar a vida de algumas pessoas, nem que seja por alguns momentos.
P E que referências tem do clube?
Anderson Por enquanto só falei com o Cláudio Pitbull, que me disse maravilhas do FC Porto. Falou-me da boa estrutura clube e das pessoas que estão sempre disponíveis para ajudar, mas também que cobram muito em campo. E é mesmo assim que tem de ser.
P Afinal porque optou por ingressar no FC Porto?
Anderson É um grande clube, o actual campeão do Mundo, e é o clube que escolhi com muito carinho. Optei pelo FC Porto porque quero continuar a crescer, e é onde espero continuar a dar muitas alegrias aos adeptos, da mesma forma que o tenho feito no Grémio.
P Conhece algum jogador do FC Porto?
Anderson Conheço a maioria dos jogadores, mas apenas pelo que leio na internet ou vejo pela televisão... Por exemplo, no outro dia vi um golo fantástico do Quaresma, um golaço de três dedos, no jogo frente ao Rio Ave. Sempre que posso vejo as partidas do FC Porto.
P E que ideia tem ficado da forma de jogar em Portugal?
Anderson Nossa, é só porrada... (risos) Porrada por todo o lado.
P E a equipa do FC Porto?
Anderson Gostei. Denotam bom toque de bola e um jogo veloz. Fiquei satisfeito com o que vi.
P E houve mais alguma coisa que lhe tivesse chamado à atenção?
Anderson Sim, houve. Gostei imenso da claque. Adorei quando um deles dizia alguma coisa e os outros todos repetiam. É uma loucura. Comecei logo a imaginar a torcida a gritar pelo meu nome... Estava a ver um jogo com o amigo, e até comentei isso. Estou sempre a imaginar esse tipo de coisas...
P Como é o Anderson fora do campo?
Anderson É um rapaz muito sossegado. Gosto muito de jogar computador, sobretudo o Football Manager, que é um simulador de treinador de futebol. Agora estou a treinar o Real Madrid, onde tenho uma super-equipa: Zidane, Ronaldinho, Robinho, Raúl, Ronaldo e eu, claro! No entanto, quando estou num estágio procuro concentrar-me mais para o jogo, tentar saber tudo sobre o adversário, perguntar coisas ao treinador. E quando tenho um tempinho livre na minha cidade vou directo para o McDonalds... Sou louco pela comida de lá, e conheço todos os de Porto Alegre. Gosto também de estar junto com os amigos e com a minha namorada, que é muito importante para mim.
Excertos da entrevista de do teenager maravilha ao jornal O Jogo.
FORÇA PORTO
para sempre dragão