Força Porto

Allez Porto allez; nós somos a tua voz; queremos esta vitória; conquista-a por nós

sexta-feira, junho 24, 2005

Para os portistas tu morreste

Estão cada vez mais tensas as relações entre Benni McCarthy e o FC Porto. O avançado disse ontem ao COMÉRCIO que o seu coração já não está no clube da Invicta e revelou que alguém do clube o acusou de ser o principal culpado da atribulada época que se viveu no Estádio do Dragão. "Esta situação é muito triste".
De férias na África do Sul, McCarthy começou por garantir que o seu desejo de abandonar o FC Porto não se justifica apenas por questões monetárias: "O dinheiro é importante, mas não representa felicidade. Se fosse por dinheiro tinha ido para o Dínamo de Moscovo. Quando uma pessoa não se sente reconhecida não pode estar feliz e há muito tempo que estou nesta situação". Há uma época precisamente, depois de ter visto gorada a possibilidade de se transferir para o Everton no passado defeso. "Antes de mais, quero dizer que estou muito triste com toda esta situação. No ano passado disseram-me, por mail, que não contavam comigo e que, se eu ficasse, não ia jogar muito. Logo nessa altura meti na cabeça que não me queriam no clube. Mas como não havia a certeza se o Luís Fabiano poderia jogar na Liga dos Campeões, acabei por ficar e comecei a época como a quinta escolha do treinador", recordou o ponta-de-lança que já não vê qualquer hipótese de continuar de dragão ao peito.
"Depois da forma como fui tratado, não quero ficar. Dediquei-me muito a este clube para ser tratado assim. O FC Porto para mim morreu", afirmou, antes de garantir que a decisão que tomou em dizer adeus ao FC Porto não foi fácil: "Antes de tudo isto eu não queria sair. Para mim era muito mais fácil ficar no Porto, porque a minha mulher vive em Vigo e estava apenas a uma hora e meia de distância. Mas se tenho problemas com os meus chefes não posso ficar". McCarthy sente-se injustiçado pelo que viveu ao longo da última temporada e, sobretudo, pelas bocas que teve de ouvir: "Esta época sempre que houve qualquer problema a culpa era do Benni. Fiquei farto, sempre o culpado, sempre o culpado. Depois vão ver se eu era o único problema. Ouvi muitas bocas e não quero ser sempre a desculpa para tudo de mal que acontece. Sou humano, não aguento mais. Custa muito ouvir dizer ´não somos campeões por tua causa´". Apesar de tudo, o sul-africano deixa um elogio aos adeptos do FC Porto, com quem a relação foi sempre "soberba".
Em resposta às afirmações de Benni McCarthy, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que os interesses do clube não podem ser beliscados pela vontade de um simples atleta. O líder dos azuis e brancos entende que o atleta diz apenas "o que o seu empresário lhe manda dizer", mas lembra que o clube que dirige é imune a este tipo de pressões. "Não é com este tipo de conversas que nos vão convencer a abrir mão daquilo a que temos direito".
"Aquilo que é imortal não pode morrer". Foi desta forma que Pinto da Costa respondeu às polémicas afirmações de McCarthy. O presidente portista já referiu, por diversas vezes, que o atleta só abandonará o clube caso alguém esteja disposto a pagar os nove milhões de euros da cláusula de rescisão, e o extremar de posições em nada altera a sua decisão.
"Não é com este tipo de conversas que nos vão convencer, seja qual for o argumento. Se o deixassemos sair abriríamos um precedente gravíssimo, porque qualquer jogador que quisesse ganhar dinheiro só tinha de inventar estas novelas. Eles vão perceber que o FC Porto é mesmo imortal", realçou o líder azul e branco que até não aponta o dedo ao jogador, mas sim ao seu empresário, Rob Moore: "É o empresário que o quer tirar daqui, porque só assim terá direito à sua percentagem na venda do passe. O papel dele é vender o McCarthy todos os anos".
As declarações de Benni McCarthy não vão, certamente, ser bem recebidas pelos adeptos portistas, algo que Pinto da Costa entende fazer parte da estratégia de Rob Moore para facilitar a saída do seu atleta do FC Porto: "O jogador diz o que lhe mandam dizer e não é preciso descobrir a pólvora para entender isso. A estratégia é pôr os adeptos contra ele, porque portista que se preze só pode ficar revoltado ao ouvir dizer que o FC Porto morreu. Mas nós não vamos cair na esparrela e esse tipo de frases não vão resolver nada".
Assim, existem apenas duas soluções para esta polémica: ou algum clube paga os nove milhões de euros da cláusula de rescisão, ou Benni Mccarthy continua a vestir de azul e branco, mesmo contrariado: "Quem quiser contratar o McCarthy tem de falar com o FC Porto. É a única solução", finalizou Pinto da Costa.
in Comércio do Porto
Depois disto só me apetece dizer: vai-te embora! Mas só se pagarem os 9 milhões porque se não qualquer um começava a fazer birrinhas e saía a preço de saldo.
Quem diz "o FCPorto para mim morreu" não merece mais vestir a camisola azul e branca. Mesmo que ele fique, deveria ser encostado e treinar na B. Mas mesmo só a treinar, porque nem para jogar na equipa secundária do Porto, este gajo merece.
FORÇA PORTO
para sempre dragão