Força Porto

Allez Porto allez; nós somos a tua voz; queremos esta vitória; conquista-a por nós

terça-feira, dezembro 06, 2005

Artmedia 0 - 0 F.C.Porto - Reflexão

Num relvado, perdão, num batatal impróprio para a prática do futebol, o Futebol Clube do Porto disse adeus à Champions e à Uefa. Foi uma participação má demais esta do Porto, mas que deverá ser para lembrar e não para esquecer.
No jogo de hoje não há nada a apontar aos nossos jogadores. Naquele terreno e com aquelas condições atmosféricas, dificilmente alguém conseguiria melhor. Lucho, Lisandro, Quaresma e Diego, os artistas de serviço, estiveram ausentes por completa inadaptação ás condições em que se desenvolvia o jogo. Pelo contrário, nota bem positiva para Baía, Pepe, Cesar Peixoto e Paulo Assunção.
Desde 1992, que o Porto não era eliminado das competições europeias antes do Natal. Nestes 13 anos muita coisa aconteceu, e entre vencer a Uefa, ser Campeão Europeu e ficar em último lugar num grupo composto por Inter, Glasgow Rangers e os até à pouco desconhecidos Artmedia, sinceramente não sei qual dos acontecimentos será mais inacreditável e surpreendente.
Contudo não foi hoje que perdemos o passaporte para a fase seguinte. Foi claramente nos jogos em casa, sobretudo com este mesmo Artmedia, que depois de estarmos a vencer por 2-0, "conseguimos" perder por 2-3!!! Depois ouve aquele jogo no Dragão com o Glasgow Rangers. 1-1 sendo que o golo dos escoceses surgiu no único remate que fizeram á baliza. Azar? Sem dúvida. Mas esta humilhação não se deve apenas a isso. É verdade que no jogo em Glasgow, o árbitro validou um golo ao Rangers com Prso empoleirado em cima de Baía e não fosse isso, hoje teriamos 5 pontos e os escoceses menos 2 e talvez a história fosse outra. Houve também os equivocos do nosso treinador. Principalmente no jogo de Milão em que a vencer por 1-0, naturalmente tentou segurar esse resultado, mas quando a determinado momento decidiu destruir o meio campo com a saída do trinco Paulo Assunção estragou tudo e a casa veio abaixo.
Enfim, foi uma campanha desastrosa e que merece reflexão por parte de toda a gente que trabalha no clube. Jogadores, equipa técnica, administração da Sad e presidente devem tirar as ilações desta participação europeia. É que a somar ao fracasso desportivo há que juntar o rombo financeiro para o clube e Sad. Gastou-se mais uma vez muito dinheiro em aquisições e agora esses jogadores não poderão ser valorizados na maior montra do futebol europeu.
Agora que nos resta apenas o campeonato e a Taça de Portugal, o mínimo que temos a fazer é vencer as duas competições. Se necessário, Janeiro poderá também ser boa altura para fazer algumas arrumações na casa portista. Se em Agosto, com campeonato, Taça e Champions para disputar, Adriaanse considerava que 26/27 jogadores eram demais, talvez agora para jogar apenas na Liga e na Taça sejam um exagero. Duas saídas estão confirmadas. Pelo menos uma entrada também. Veremos o que nos reserva os próximos tempos.
FORÇA PORTO
para sempre dragão