Força Porto

Allez Porto allez; nós somos a tua voz; queremos esta vitória; conquista-a por nós

segunda-feira, agosto 29, 2005

"Se não jogasse no FC Porto só admitia jogar no estrangeiro."

PERGUNTA O contrato com o Everton está assinado?
RESPOSTA Sim, está tudo feito, correu tudo bem. Cheguei ontem [anteontem] e hoje [ontem] fiz os exames médicos. Está tudo concretizado, tendo assinado um contrato válido por dois anos. Estou feliz.
P Os exames médicos, que eram uma parte complicada da questão, correram bem?

R Sim, correram bem. Foram normais, até porque tinha a consciência de que estava tudo bem comigo e agora confirmou-se que estava tudo dentro da normalidade. Espero agora não ter mais lesões.
P Esta foi uma boa saída para a sua carreira depois de o FC Porto lhe ter pedido para abdicar da Selecção Nacional em detrimento do clube?

R O objectivo quando me propuseram para que só jogasse no FC Porto era ter que abdicar da Selecção Nacional. Eu disse-lhes [aos responsáveis da SAD portista] a minha opinião e disse-lhes o que sentia. A opinião deles foi a de me colocarem a treinar à parte, como foi do conhecimento público. A partir desse momento pensei que a melhor solução era sair do FC Porto e felizmente que se concretizou a hipótese de jogar no Everton. Estou muito feliz.
P Uma vez o Nuno Valente disse que não queria ser emigrante mas acaba por sair da Liga portuguesa aos 30 anos, quase a completar 31. Foi uma saída forçada?

R Jogar em Portugal era melhor para mim e para a minha família, mas infelizmente nesta vida há sempre coisas que não correm bem. Já passou e agora quero ser feliz no Everton. Espero que seja uma boa experiência e que goste de estar aqui.
P É verdade que o Nuno Valente disse aos responsáveis da SAD que em Portugal não jogava em outro clube que não fosse o FC Porto?

R Sim, à partida não jogava em outro clube. Se não jogasse no FC Porto só admitia jogar no estrangeiro.
P Quando embarcou para Inglaterra disse que saía do FC Porto magoado com muita gente e que falaria do assunto mais tarde. Que pessoas são essas?
R Penso que foi uma situação injusta para mim por tudo o que fiz no FC Porto e, especialmente, pelos muitos sacrifícios que fiz pelo clube. Eles sabem disso e por isso gostava de ter saído de outra maneira. Não gostei de sair em litígio com o clube.
P Mas que pessoas são essas?

R Não vale a pena dizer nomes. Como já referi, estou magoado com certas pessoas e essa situação nem é de agora, já vem de anos anteriores. Houve situações que pelo meu passado no clube merecia mais respeito, mas enfim, eles [responsáveis da SAD] é que sabem e decidem. Agora tudo acabou e não quero entrar em polémicas. Não quero falar mais do FC Porto.
P Em todo este processo conversou com o Co Adriaanse?

R Sim, o Co Adriaanse sempre foi correcto comigo. Foi ele que me transmitiu no estágio da Holanda, no antepenúltimo dia, o que se passava e eu respeitei. Falei com as pessoas sobre o que se estava a passar e depois disseram-me que tinha dois dias para falar com eles, decidir o que me estavam a propôr. Disse logo no dia seguinte que não abdicava da Selecção Nacional. Depois tomaram a decisão de não contarem mais comigo.
P Co Adriaanse foi apanhado por questões políticas entre o FC Porto e a Selecção Nacional?

R Ele [Co Adriaanse] já disse que sim, porque contava comigo para jogar no FC Porto. Tudo o que se passou foi uma decisão da SAD. Tenho que lhe [a Co Adriaanse] agradecer pela sinceridade que demonstrou. O Co Adriaanse demonstrou publicamente que eu era uma forte opção para ele.
P Também falou com o Luiz Felipe Scolari durante todo este processo?

R É óbvio que sim. Falei com ele e temos falado, porque Scolari merecia que eu falasse com ele, contando-lhe o que se estava a passar. Foi o que fiz e Scolari deu-me confiança suficiente para que, independentemente do que decidisse, saber que teria sempre o apoio do seleccionador.
P Acha que o campeonato inglês pode ser bom para as suas qualidades, isto é, pode ser a prova indicada para si?

R Penso que sim. As minhas características vão adaptar-se bem ao campeonato inglês, embora seja preciso ter sorte para que tudo corra bem. Espero adaptar-me o mais rápido possível. Quero jogar na Premiership, que era um sonho para mim. Sempre adorei o futebol inglês e espero que tudo corra bem.

Nuno Valente in O Jogo

FORÇA PORTO

para sempre dragão