Força Porto

Allez Porto allez; nós somos a tua voz; queremos esta vitória; conquista-a por nós

quarta-feira, julho 27, 2005

Que Super Dragões em 2005/2006?


Que Super Dragões vamos ter na época 2005/2006? É uma dúvida que tenho e que aguardo ansiosamente a resposta.
Os SD explodiram no reinado do Mourinho. Em 2002/2003 alcançaram aquilo que já andavam a ameaçar nos anos anteriores. Tornaram-se na claque nº 1 do país. Em termos de sócios, apoio ao clube, deslocações, estandartes e fantásticas coreografias. O apoio ao clube atingiu um nível quase perfeito. Existia uma enorme empatia entre os jogadores, técnicos e os adeptos, particularmente os SD. Era vulgar ver jogadores ao festejar o golo, levantarem a camisola do FCP e por baixo terem uma t-shirt da claque.
Um momento marcante foi quando, perdendo em casa nos quartos de final da Taça Uefa frente ao Panathinaikos, os jogadores abandonaram o relvado sob enorme ovação. Coisa rarissima nos nossos relvados!!!
A empatia prosseguiu em 2003/2004, até à saída daquele que a par de Pinto da Costa e Pedroto, marcou a história do Futebol Clube do Porto. A polémica que se seguiu, e que é do conhecimento de todos, veio revelar uma das faces negras dos SD. A injustiça, a vingança e acima de tudo a ingratidão. A forma como Mourinho saiu não foi das mais elegantes, todos concordamos, mas daí até fazer o que lhe fizeram... No entanto a época passada viria a demonstrar um outro lado negativo da claque. Episódios como o dos insultos e tentativas de agressão a jogadores no aeroporto, depois das deslocações à Madeira e a famosa perseguição que se seguiu até ao hotel onde a equipa se encontrava, bem como o "caso Derlei", não dignificam em nada a claque nº 1 em Portugal. Quer-me parecer que tal como a equipa, também a claque pautou pela indisciplina e pouco "profissionalismo" em toda a temporada transacta. Acima de tudo demonstraram que estavam, como todos nós, mal habituados. Era o vício da vitória, da conquista, da hegemonia, que infelizmente não aconteceu em 2004/2005. No entanto, devo realçar que ao longo da penosa temporada passada, os SD, ao contrário dos sócios e público em geral que assobiavam a equipa no Dragão, estiveram sempre lá para apoiar e não assobiar (exceptuando os fenómenos paranormais que foram o FCP - Braga e FCP - Nacional).
No final da época que brevemente vai começar, os Super Dragões estarão a comemorar os seus 20 anos de existência. Esperemos que possamos todos juntos dar os parabéns à claque pelo aniversário, pelo excelente apoio à equipa, pelas coreografias e pela enorme ajuda que dará aos jogadores para se tornarem novamente Campeões de Portugal.



coreografias dos Super Dragões

FORÇA PORTO

para sempre dragão

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na festa de apresentação gostei do facto de eles terem um cântico para cada jogador...espero q continuem assim....e quanto ao resto já se sabe: "Partem tudo..." :)

27 julho, 2005 10:44  
Blogger Apre said...

Estavam definitivamente mal habituados mesmo assim Supertaça e ser Campeoes Mundiais não me parece epoca penosa, antes pelo contrário, mereceram beneficiar do apuramento directo para a LC pela 1ª vez pelo 2ª, (seria injusto se fosse outro a aproveitar o que foi obtido com mérito do Porto).

Por falar em merito do Porto acho que deves gostar de ver o

RANKING EUROPEU DE SEMPRE...

27 julho, 2005 18:19  
Blogger JFFR said...

Há coisas nos SuperDragões que eu simplesmente não percebo. Reconheço que são importantes no apoio à equipa, afinal de contas vão a todo e lado, e eu mesma fico emocionada ao ver certas coreografias e cânticos.
Mas os casos Mourinhos e Derlei foram simplesmente N-O-J-E-N-T-O-S. E inexplicáveis, digam-me lá o que disserem. Envergonho-me deles, como portista.

27 julho, 2005 18:49  

Enviar um comentário

<< Home