Força Porto

Allez Porto allez; nós somos a tua voz; queremos esta vitória; conquista-a por nós

terça-feira, maio 31, 2005

Pusemos o Dragão na liderança


Posted by Hello

As derrotas foram 4 os empates 6. No total perdemos 24 pontos em casa.
Mas mesmo assim não faltamos á chamada. Com a equipa a jogar mal e com um jejum de 3 meses sem vitórias, os sócios e adeptos do Futebol Clube do Porto foram os que mais compareceram no seu estádio para apoiar a sua equipa.
Por tudo isto: parabéns a todos os portistas.

FORÇA PORTO

para sempre dragão

segunda-feira, maio 30, 2005

Homenagem aos campiões!!!


Posted by Hello

Da esquerda para a direita:
Pedro Henriques, António Costa, Elmano Santos, Hélio Santos, Bruno Paixão e Duarte Gomes
Paulo Baptista, Paulo Paraty, Paulo Costa, Lucílio Baptista, Olegário Benquerença e Pedro Proença

FORÇA PORTO

para sempre dragão

domingo, maio 29, 2005

Era uma vez a dobradinha...


Posted by Hello

... que não chegou a ser.
Parabéns ao Vitória de Setúbal. 38 anos depois conquistam a sua 3ª Taça de Portugal.

FORÇA PORTO

para sempre dragão

sexta-feira, maio 27, 2005

Portista até morrer

Era uma vez um homem que era um portista de verdade. Diziam que, à face da Terra, não havia ninguém mais portista do que ele. O homem envelheceu e acabou por ficar muito doente, e tinha apenas mais alguns dias de vida. Quando já estava moribundo, mandou chamar o filho mais velho e disse-lhe:
- Meu filho, faz-me um favor... vai a lisboa, ao estádio da luz, faz-me sócio do benfica e compra-me uma camisola do benfica. O rapaz ficou estupefacto, mas fez a vontade ao seu velho pai. Quando chegou a casa e mostrou o cartão de sócio e a camisola ao seu pai, o velhote não cabia em si de contente. Vestiu de imediato a camisola e abraçou-se ao cartão de sócio do benfica que o filho lhe havia trazido. O filho achou que o pai estava a delirar e acabou por não resistir em lhe perguntar:
- Mas pai... O senhor toda a vida foi portista. Não conheci, em toda a minha vida portista mais fanático que o senhor e agora no fim da sua já longa vida é que vai mudar de clube? O pai abriu os olhos e respondeu-lhe:
- Meu filho, não te iludas. Não deixei de ser portista do coração.
- Mas morrer por morrer, prefiro que morra um benfiquista...

FORÇA PORTO

para sempre dragão

quinta-feira, maio 26, 2005

ICH WAR DA!


Posted by Hello

...que é como quem diz: "Eu estive lá" :)

FORÇA PORTO

para sempre dragão

Há 1 ano foi assim!!!


Posted by Hello

Gelsenkirchen, 26 de Maio 2004

F.C.Porto 3x0 Mónaco

1 ano após la fiesta em Sevilha eis que esta fantástica equipa nos proporciona um momento inimaginável, inesquecível e único.
Foi uma epopeia que começou em Belgrado e terminou na mais linda terra germânica : Gelsenkirchen.
A vitória sobre o Mónaco foi categórica e uma boa demonstração da classe desta equipa.
Para quando uma noite igual???

FORÇA PORTO

para sempre dragão

O nosso sucessor


Posted by Hello

terça-feira, maio 24, 2005

As emoções de um jogo de futebol


Domingo, 19.15, 50 mil no Estádio do Dragão.
O sol ilumina o relvado, um minuto de silêncio (que foi de palmas) em homenagem a João Manuel. Começa o jogo que nos vai levar ao tri.
Olhos colados no relvado e ouvidos a captar as ondas hertzianas que saem do Bessa.
O público canta e apoia a equipa. A esperança está na cara dos que enchem o estádio. O Porto começa desinspirado sem ocasiões de golo. As coisas não estão facéis até que é golo... do Boavista. A bancada exulta de alegria, portistas abraçam-se, festejam efusivamente como se de um golo do FCP se tratasse, talvez imaginando como seria no final da partida. Mas... afinal não houve golo. Alguém gozou com a nossa cara. Fazemos figura ridícula perante os que assistem pela TV(ermelha)I. Os mouros riem-se de nós.
Pouco depois alguém diz "Penalty para o benfica". "Mais um" pensamos nós. 50 mil ficam na expectativa. O estádio está em silêncio. O jogo decorre "à porta fechada". Por momentos estamos sentados no Dragão mas nem conseguimos prestar atenção ao que se passa no relvado. "Estamos" todos no Bessa. Golo do simulão. Uns assobiam, outros ficam descrentes, perdem a esperança, mas... ainda há quem acredite.
"Filho da puta, palhaço, mouro". Tudo isto é dito na direcção de um mouro que teve a coragem de festejar o golo do slb no nosso território. A polícia salva-o da "morte" anunciada. Retira-se o intruso e é golo... do Boavista. Não festejo. Figura rídicula duas vezes em menos de uma hora? Não obrigado. Mas... afinal foi mesmo. A esperança renasce. Chega o intervalo.
Hugo Almeida está em aquecimento para entrar em jogo. Ele é a nossa grande esperança... no Bessa.
Começa a 2ª parte. O Porto entra com mais garra. Mas não marca. O tempo vai passando, a esperança diminuindo até que... GOOOLOOOO. Ibson faz disparar os indíces de confiança nas bancadas. Agora já só falta o golinho do Hugo Almeida.
Aproximam-se os 90 minutos, sem novidades do Bessa. Ao contrário no Dragão... golo da Académica. O sonho do tri termina ali. Os portistas sentem a facada e caem atordoados ao chão. Mãos na cabeça, insultos de revolta ou simplesmente levantam-se e vão-se embora. Vê-se um pouco de tudo.
Acaba o jogo. O público que resta reage. Uns assobiam. Outros, como eu, aplaudem. Porque afinal de contas tudo isto não passa de um jogo. Um jogo capaz de mexer com as pessoas, como poucas coisas o conseguem, e de levar as emoções ao extremo. Perder ninguém gosta. Um portista muito menos, porque nao está habituado a isso. Perder para os lampiões e na nossa cidade, torna tudo isto num cenário de filme de terror. Custou, mas aconteceu.
O jogo que nos ia dar o TRI, afinal deu... TRIsteza.

FORÇA PORTO

para sempre dragão

Temos mister

"Posso prometer duas coisas. A primeira é ganhar e ser campeão na próxima época. A segunda coisa, e acho que também é muito importante, é que o FC Porto vai jogar sempre ao ataque, com um estilo muito atractivo"

Co Adriaanse

(que os deuses e os jogadores estejam contigo)

FORÇA PORTO

para sempre dragão

Um campião sério!!!

Neste campeonato da mediocridade, o campião só poderia mesmo ser mediocre. Talvez nem tenha sido o menos mediocre, aquele que venceu, mas isso agora são outros quinhentos.
O que lhes safa é que eles são uns campiões sérios. Aliás, há 11 anos que o campeonato não nos dava um campião honesto, justo, demolidor, imparável e acima de tudo sério. Sim, porque ao longo destes tenebrosos 11 anos quem venceu usou sempre artimanhas, jogo sujo, até meninas da noite marcaram golos imagine-se. Mas finalmente chegou o 25 de Abril do futebol e a época 2004/2005 viu nascer um campião transparente, sem qualquer indício de falta de seriedade.
Se por acaso no domingo o vencedor tivesse sido outro, tudo isto mudava radicalmente. Mas felizmente para o país que tal não aconteceu.
Esqueçam os sumarissimos (só para uns pois claro), os mergulhos do Azarado noruegues, as faltas cirurgicas á entrada da área, os jogos em campo neutro (???), os penalties (in)visivéis, os 20 jogos sem amarelos para o pitbull vermelho, esqueçam tudo isso. Sim esqueçam porque afinal de contas, temos um campião sério. Viva o novo campião. Viva o campião sério!!!

FORÇA PORTO

para sempre dragão

segunda-feira, maio 23, 2005

A época do FC Porto

Dizer que tivemos 3 treinadores é o suficiente para se ter a ideia do fracasso que foi esta época.
Se quando vencemos aclamámos Pinto da Costa, quando perdemos as responsabilidades também terão que lhe ser atribuidas. A ele e aos seus comparsas da Sad, que vendo-se com milhões nas mãos decidiram estourar dinheiro. Sim porque não se investiu em praticamente nada; gastou-se a torto e a direito. Alguém deve ter ficado com os bolsos cheios e de certeza que nem eu nem nenhum dos sócios do FCP foi.
Depois o erro de casting chamado Del Neri. Erro que saiu bem caro. Só cá esteve 3 semanas, mas pagamos-lhe os 3 anos de contrato que assinou.
Seguiu-se Fernandez, o Luiz que afinal era Victor. Muito boa pessoa sim senhor, com boas ideias, mas muito leve na disciplina. Nunca assisti a uma época em que o FCP fosse tão castigado com amarelos e vermelhos. Fomos perseguidos pelos sumarissimos, sem dúvida, mas que houve indisciplina no balneário ninguém duvide.
Couceiro trouxe disciplina, aposta nos jovens, discurso ambicioso, futebol mais consistente e acima de tudo a esperança no tri. Parece que não era isso que a Sad queria pois tratou de o "despachar".

Melhor Jogador: Vitor Baía - Não fazendo uma época tão brilhante como as duas últimas, acabou por ser o menos mau e determinante para a manutenção da esperança até ao fim, fazendo defesas brilhantes. Beira Mar, Maritimo e Moreirense são bem exemplo disso.

Revelação: Ibson - Apesar de só ter chegado em Janeiro, afirmou-se logo como titular mal teve oportunidade. Foi a contratação de Inverno menos mediática mas a unica que chegou, viu e convenceu. Tem futuro.

Desilusão: Fabiano - Não foi a única é certo, mas foi a maior. Rotulado de goleador, com alcunha de fabuloso, o que se viu foi um molengão, sempre demonstrando pouca raça e acima de tudo muito pouca pontaria. Começou a época como titular, por isso de falta de oportunidade não se pode queixar.

Momento Alto: F.C.Porto 2x1 Chelsea

Momento (mais) Baixo: F.C.Porto 0x4 Nacional


FORÇA PORTO

para sempre dragão

Mais um que vai...


A F.C. Porto – Futebol, SAD oficializou esta segunda-feira a cedência dos direitos desportivos do defesa Seitaridis ao Dínamo de Moscovo pelo valor de dez milhões de Euros.
FACTO RELEVANTE
A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD, ao abrigo do artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários e do Regulamento da CMVM n.º24/2000, vem informar que cedeu, a título definitivo e com efeito a partir de 1 de Julho de 2005, os direitos desportivos do jogador Seitaridis ao F.C. Dínamo de Moscovo pelo preço de 10 Milhões de Euros.


FORÇA PORTO

para sempre dragão

Perdemos o que não mereciamos vencer

Finalmente acabou o suplicio.
É o que me apetece dizer depois desta época tão estranha, atípica, desoladora, frustante, tão cheia de equivocos.
É certo que a esperança renasceu nestas ultimas jornadas com os pontos perdidos pelo benfica, mas já há muito que estava preparado para não vencer o campeonato, e o 2º lugar, quer se queira quer não, acaba por ser um bom resultado nesta época para esquecer (ou não).
Este último jogo frente á Académica acaba por ser o espelho do que foi toda a temporada: equipa sem ideias, sem grande fio de jogo, péssima qualidade de passe e acima de tudo pareceu sempre uma equipa (ou melhor 11 jogadores) sem ambição, sem raça e sem determinação na conquista da vitória.
50 mil mostraram que ainda acreditavam, enchendo o estádio do Dragão, mas os 11 que estavam no relvado pareciam há muito já derrotados.
Para a próxima temporada muito há a mudar, mas pelo andar da carruagem vamos cometer os mesmos erros. Todos têm direito a errar e quando Pinto da Costa despediu Del Neri foi uma clara demonstração do seu erro. Mas nunca pensei que o Presidente cometesse o mesmo erro duas vezes. "Dispensar" Couceiro quando este com 3 meses de trabalho começava a mostrar alguma qualidade, penso ser um tiro no pé. Contratar um holandês que nada conhece do futebol português, parece-me ser um convite a mais uma época de fracassos.
Espero estar enganado. Darei o benefício da dúvida, mas não é por ter levado o AZ a 3º na Holanda e ás meias finais da Uefa que me convence.
Julgo que Couceiro com o trabalho que vinha a desenvolver, com jogadores por si escolhidos e com uma pré temporada por si orientada, tinha tudo para a probabilidade do sucesso ser maior. A sua saída e a entrada de um novo treinador é dar mais uns quantos passos atrás e começar tudo de novo. Jorginho, Lucho, Lisandro. Quem os contratou? Será que Adriaasen os conhece? Quantos holandeses vai ele trazer? Quem lhe vai explicar que Penafiel, Gil Vicente, Belenenses,etc, também são nossos adversários e não só o sporting e benfica?
Veremos como corre este defeso.

FORÇA PORTO

para sempre dragão

domingo, maio 22, 2005

ACREDITEM


Posted by Hello

50 mil estarão convosco no Dragão para juntos chegarmos ao Tri.

FORÇA PORTO

para sempre dragão

O adeus de dois campeões


Posted by Hello

Hoje Costinha e Maniche fazem, perante 50 mil pessoas no Estádio do Dragão, o seu último jogo com a camisola com a qual coleccionaram titulos nas últimas épocas.
A carreira dos dois vai ficar inevitavelmente marcada ao Futebol Clube do Porto e os adeptos e sócios certamente não esquecerão os momentos de alegria que ambos deram ao clube.
Chegaram sob um manto de dúvidas por parte dos adeptos. Maniche porque tivera um ano sem competir no seu ex clube (obrigado benfica por nos terem oferecido mais um grande jogador) e Costinha era praticamente desconhecido dos portugueses pois muito cedo tinha emigrado para França e as suas reais qualidades não eram suficientemente valorizadas pelos adeptos portistas.
Chegaram a custo zero e saem os dois "oferecendo" 20 milhões de Euros ao clube que os projectou para o estrelato europeu.
Se para Costinha este poderá ser o contrato da sua vida (31 anos), já em relação a Maniche custa-me mais compreender como é que um jogador que atingiu um patamar tão alto no futebol europeu, tendo por muitos sido considerado o melhor jogador do Euro 2004, aceita uma proposta de um clube russo sem história, sem visibildade na Europa e sem prestígio. Obviamente que o dinheiro é uma boa razão. Mas tendo em conta que Maniche tinha mais clubes interessados (Lyon, clubes italianos e ingleses), não seria mais sensato de sua parte transferir-se para uma dessas equipas de grandes campeonatos europeus, sendo que mesmo que não recebesse o que vai receber na Rússia, continuaria na alta roda do futebol europeu?
É que há uns anos o sonho do jogador português era ir para fora ganhar mais dinheiro mas também competir nas mais excitantes ligas europeias. Agora parece que só o dinheiro é que conta.

Costinha: 2 campeonatos (pode conquistar hoje o 3º), 2 Supertaças Cândido Oliveira, 1 Taça de Portugal, 1 Taça Uefa, 1 Liga dos Campeões, 1 Taça Intercontinental.

Nunca nos esqueceremos: do golo em Alvalade, do golo na Luz, do golo em Guimarães em que comemoraste mostrando a todos o brazão de Campeão e obviamente do golo em Manchester que nos empurrou para a conquista da Champions.

Maniche: 2 campeonatos (pode conquistar hoje o 3º), 2 Supertaças Cândido Oliveira, 1 Taça de Portugal, 1 Taça Uefa, 1 Liga dos Campeões, 1 Taça Intercontinental.

Nunca nos esqueceremos: do golo na meia final da Taça Uefa frente à Lázio, dos soberbos golos em Lyon e do melhor golo desta época em Braga.

Obrigado aos dois e boa sorte.

FORÇA PORTO

para sempre dragão

TV(ermelha)I

"Contrato milionário

O Benfica assinou um acordo com a TVI relativo à transmissão exclusiva das imagens da eventual festa. Os encarnados vão receber um milhão de euros pela permissão de gravação no balneário do Bessa e no avião.
A direcção, de início, não acolheu a ideia com entusiasmo, pois pretendia que os jogadores festejassem em privado. Contudo, os números apresentados foram irrecusáveis."

in Record

Será que ainda alguém duvída que os comentários dos jogos na TVI não têm a minima imparcialidade e isenção?
Se mais fosse necessário, fica aqui provado que a TVI é o canal oficial do benfica.

FORÇA PORTO

para sempre dragão

sábado, maio 21, 2005

Mercado do Porto

Entradas

Confirmado: Paulo Ribeiro, Jorginho, Lucho Gonzalez e Lisandro Lopez

Provável: Sandro, Sokota, Kromkamp

Rumores: Wagner Love, Van der Vaart, Cicinho, José Castro, Diogo Valente, Nelson, Katsouranis e Hugo Viana

Saídas

Confirmado: Costinha e Maniche (Dinamo Moscovo), Buskazi (Plymouth)

Provável: Fabiano, Seitaridis, Léo Lima, Pitbull, Areias

Rumores: McCarthy, Leandro, Pepe, Hugo Leal, Leandro do Bonfim


Tudo o que aqui está é aquilo que se lê nos jornais e em outros casos vai-se ouvindo á boca pequena como sendo provável.
Sendo quase certo a continuação da cooperação do FC Porto com o AEK de Fernando Santos especula-se que regressando Bruno Alves e Paulo Assunção, poderão rumar a Atenas Pepe e Leandro do Bonfim, quem sabe envolvidos no negócio Katsouranis.

FORÇA PORTO

para sempre dragão

Há 2 anos foi assim!!!


Posted by Hello

Sevilha, 21 de Maio 2003

F.C.Porto 3x2 Celtic Glasgow

16 anos depois o F.C.Porto voltava ás conquistas europeias.
Debaixo dum calor abrasador e frente a um competitivo Celtic, assistiu-se a um excitante jogo que só viu o seu vencedor definido já nos momentos finais do prolongamento.
La fiesta começou em Sevilha e terminou já de madrugada com mais de 30 mil pessoas em pleno Estádio das Antas.

Para recordar e para sonhar com mais noites como a de Sevilha, aqui fica um link especial, de uma conquista especial

http://www.maisfutebol.iol.pt/uefafinal/index.php

FORÇA PORTO

para sempre dragão

Em véspera do Tri...


Posted by Hello

...nasce mais um blog de apoio ao mágico Futebol Clube do Porto.
A esperança é a ultima a morrer e ao contrário do que se diz, este ano a cor da esperança é mesmo o azul.
O blog servirá essencialmente para dar as ultimas novidades do nosso clube, para deitar abaixo os nossos adversários e também para poder exprimir a minha opinião sobre o que se passa de bom e de mau no nosso clube.

FORÇA PORTO

para sempre dragão