Força Porto

Allez Porto allez; nós somos a tua voz; queremos esta vitória; conquista-a por nós

domingo, maio 22, 2005

O adeus de dois campeões


Posted by Hello

Hoje Costinha e Maniche fazem, perante 50 mil pessoas no Estádio do Dragão, o seu último jogo com a camisola com a qual coleccionaram titulos nas últimas épocas.
A carreira dos dois vai ficar inevitavelmente marcada ao Futebol Clube do Porto e os adeptos e sócios certamente não esquecerão os momentos de alegria que ambos deram ao clube.
Chegaram sob um manto de dúvidas por parte dos adeptos. Maniche porque tivera um ano sem competir no seu ex clube (obrigado benfica por nos terem oferecido mais um grande jogador) e Costinha era praticamente desconhecido dos portugueses pois muito cedo tinha emigrado para França e as suas reais qualidades não eram suficientemente valorizadas pelos adeptos portistas.
Chegaram a custo zero e saem os dois "oferecendo" 20 milhões de Euros ao clube que os projectou para o estrelato europeu.
Se para Costinha este poderá ser o contrato da sua vida (31 anos), já em relação a Maniche custa-me mais compreender como é que um jogador que atingiu um patamar tão alto no futebol europeu, tendo por muitos sido considerado o melhor jogador do Euro 2004, aceita uma proposta de um clube russo sem história, sem visibildade na Europa e sem prestígio. Obviamente que o dinheiro é uma boa razão. Mas tendo em conta que Maniche tinha mais clubes interessados (Lyon, clubes italianos e ingleses), não seria mais sensato de sua parte transferir-se para uma dessas equipas de grandes campeonatos europeus, sendo que mesmo que não recebesse o que vai receber na Rússia, continuaria na alta roda do futebol europeu?
É que há uns anos o sonho do jogador português era ir para fora ganhar mais dinheiro mas também competir nas mais excitantes ligas europeias. Agora parece que só o dinheiro é que conta.

Costinha: 2 campeonatos (pode conquistar hoje o 3º), 2 Supertaças Cândido Oliveira, 1 Taça de Portugal, 1 Taça Uefa, 1 Liga dos Campeões, 1 Taça Intercontinental.

Nunca nos esqueceremos: do golo em Alvalade, do golo na Luz, do golo em Guimarães em que comemoraste mostrando a todos o brazão de Campeão e obviamente do golo em Manchester que nos empurrou para a conquista da Champions.

Maniche: 2 campeonatos (pode conquistar hoje o 3º), 2 Supertaças Cândido Oliveira, 1 Taça de Portugal, 1 Taça Uefa, 1 Liga dos Campeões, 1 Taça Intercontinental.

Nunca nos esqueceremos: do golo na meia final da Taça Uefa frente à Lázio, dos soberbos golos em Lyon e do melhor golo desta época em Braga.

Obrigado aos dois e boa sorte.

FORÇA PORTO

para sempre dragão