Força Porto

Allez Porto allez; nós somos a tua voz; queremos esta vitória; conquista-a por nós

quinta-feira, setembro 15, 2005

Ibson vs Raul Meireles

Ibson ou Raul Meireles? Qual dos 2 deve jogar ao lado de Lucho e Diego no meio campo?
Quer-me parecer que neste momento a opção mais correcta seria Raul Meireles. No entanto julgo também haver lugar para os 2 neste momento. Explicando...
Raul Meireles é por natureza um médio defensivo, aquilo a que nos habituamos chamar de "trinco". Defende bem, tem altura para ajudar os centrais sempre que necessário, ocupa bem os espaços, compensa bem os colegas de defesa e é um recuperador de bolas. A acrescentar a isto tem uma excelente qualidade de passe, sobretudo o passe longo, o que proporciona a possibilidade de ataques rápidos e mais directos.
Ibson por seu lado é mais jogador de bola no pé. Boa técnica, muito bom nos passes curtos, apoia o ataque com mais frequência e encanta mais com a sua técnica do que propriamente pelo trabalho defensivo.
Neste momento em que a defesa atravessa uma fase algo conturbada, quer-me parecer que seria muito mais seguro fazer alinhar á frente dos centrais, um trinco de raiz. Isto porque Ibson claramente não é trinco. Tal como Maniche o fazia por vezes, também Ibson pode ocupar aquela posição, mas assim desperdiça-se um bom jogador que poderia render mais jogando uns metros mais á frente e com maior mobilidade.
Ibson é um médio interior e a ser alternativa a alguém, será a Lucho. E é aqui que entra a minha teoria de que Meireles e Ibson poderiam neste momento ser os companheiros de Diego no meio campo. Lucho, naturalmente, parece-me um pouco cansado, sem grande exuberância. Não é que esteja a jogar mal, nada disso. No entanto o Lucho que tenho visto jogar, não é certamente aquele que é alvo de rasgados elogios por toda a imprensa internacional. Ele pode render muito mais, mas vem jogando ininterruptamente desde Janeiro, e tal como Lisandro é natural que revele algum cansaço. Por esta razão, talvez o trio de meio campo nos próximos jogos devesse ser Raul Meireles - Ibson - Diego, tendo em Lucho uma excelente alternativa a lançar a qualquer momento em jogo.
Seja de que forma for, Adriaanse não se pode queixar de falta de qualidade no meio campo. Têm é que fazer as escolhas correctas tendo em conta todas as condicionantes do momento.
FORÇA PORTO
para sempre dragão

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Há factores contra e a favor de cada um desses jogadores no meio campo...por mim acho q qlq um pode fazer bem o lugar q ocupa no meio-campo....

Mas a questão do meio-campo não é o q me preocupa neste momento...a defesa e o ataque é q são as dores de cabeça...

16 setembro, 2005 10:17  
Blogger JFFR said...

A defesa, tal como para o ALex, também é o que mais me preocupa (bem, neste momento preocupa-me o ataque tt como a defesa para ser sincera), por isso mesmo, acho que é importante que o Raúl Meireles jogue à frente da defesa, e fê-lo bem quando jogou, e liberte o Lucho para posições mais adiantadas.

16 setembro, 2005 11:37  
Anonymous Anónimo said...

Já que temos vários jogadores lesionados no ataque, e o caso do McCarthy, como todos nós sabemos, uma boa opção seria pôr Lisandro no meio com Alan e Jorginho nas alas. O Lisandro naquela posição já foi um grande goleador no antigo clube dele. Quando ao Lucho, era bom que ele descansasse um pouco, pois é um jogador valioso.

16 setembro, 2005 20:12  

Enviar um comentário

<< Home